Reportagem Ministério do Meio Ambiente

Reportagem - Minc anuncia plano de controle ao desmatamento do cerrado


A prática de desmatamento e as queimadas ocorridas no cerrado, tornam-se cada vez mais constantes e somente são controladas quando há denúncias. A reportagem a seguir demonstra uma medida tomada pelo ministro do Meio Ambiente para que a situação do cerrado, no que diz respeito à degradação, não se agrave ainda mais.

Minc anuncia plano de controle ao desmatamento do cerrado
"O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou na manhã desta quinta-feira (10/09) um plano de ação para a prevenção e controle do desmatamento e queimadas no cerrado brasileiro. Segundo o governo, o bioma, que tem uma área total de 2.039.386 km² , já teve cerca de 48,2% de sua área desmatada.


Caso o ritmo de degradação continue, a previsão é que, até o fim do ano, o desmatamento na região chegue a 20 mil km² duas vezes mais que o da Amazônia, estimado em 9 mil km²,


As principais causas desse índice negativo, segundo Minc, são o avanço da produção agrícola, a pecuária, a existência de carvoarias e as queimadas. A ação faz parte das medidas divulgadas esta semana pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em razão do Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro. O plano é semelhante ao de prevenção do desmatamento na Amazônia e integrará outros ministérios."


Autora: Danielle Santos


Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/


Publicação: 10/09/2009 12:50 Atualização: 10/09/2009 13:21


Acessado em: 17/10/2009 às 14:30

0 comentários: